Apesar da chuva, o período crítico de incêndios volta a ser prolongado

Apesar da chuva que se fez sentir a semana passada e a baixa de temperaturas, o período crítico foi mais uma vez prorrogado, agora até dia 15 de novembro.

Como tal, mantêm-se as proibições previstas até então, nomeadamente o lançamento de foguetes e a realização de queimadas, queimas de sobrantes e fogueiras nos espaços rurais.

Durante a vigência do período, estão ainda interditas ações de fumigação ou desinfestação de apiários, a não ser que os fumigadores estejam equipados com dispositivo de retenção de faúlhas.

A realização de qualquer tipo de lume é expressamente proibida, exceto nos locais previstos para o efeito, como parques de lazer ou recreio. Também não é permitido lançar pontas de cigarro para o chão.

Durante o prolongamento deste período, é obrigatório que os tratores, máquinas e veículos de transporte pesados, a utilizar em espaços florestais, estejam dotados de dispositivo de detenção de faíscas ou faúlhas e tapa-chamas, assim como a presença de extintores adequados ao peso da viatura.

Recomendações deixadas pela Proteção Civil Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Quanto à meteorologia, a chuva não se deve fazer sentir durante esta semana, porém, as temperaturas, principalmente as mínimas, sofreram uma baixa acentuada, não havendo previsão que sejam superiores a 3ºc nos próximos dias, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Escrito por ONDA LIVRE