O município de Vinhais alargou o apoio de transporte a todos os doentes oncológicos do concelho. A câmara municipal já disponibilizava transporte desde 2014, mas apenas para o IPO do Porto e Coimbra, agora foi alargado a todos os hospitais para os quais os munícipes são encaminhados, por firma a abranger todos os doentes que sofrem de cancro no concelho, como referiu o presidente do município, Luís Fernandes:
“O que fizemos agora com esta proposta é alargar a todos os doentes oncológicos esse serviço nos vários hospitais, quer do Porto, quer Coimbra, quer em Vila Real. Sobretudo no Porto pois nós tínhamos feito uma primeira aprovação que era em relação ao IPO do Porto e de Coimbra mas verificamos que infelizmente também há cada vez mais pessoas a precisarem de tratamentos noutros hospitais do Porto e também Vila Real. Por isso alargamos este serviço de maneira a ajudar as pessoas também nessas deslocações.”
O autarca destaca que há cada vez mais pessoas a necessitarem de tratamento oncológico e diz que já foram apoiados cerca de 100 doentes.
“Até agora já mais de 100 pessoas usufruíram deste tipo de apoio. São mais de 100 já. Naquela altura felizmente eram poucas, começamos com por poucas mas infelizmente cada vez o número se vem alargando. Nós estamos a falar de despesas sempre na ordem dos 15.000€ por ano.”
A medida foi aprovada na reunião de câmara desta semana e tem efeitos imediatos.
Para além de Vinhais, também os municípios de Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Carrazeda de Ansiães disponibilizam este tipo de apoio depois dos cortes nos transportes de doentes, feitos pelo Governo em 2013.
INFORMAÇÃO COR (Rádio Brigantia)