Pedalar por uma causa foi o lema das dezenas de pais natais que percorreram as ruas da cidade de Macedo no passado sábado.
Com trajes de pai natal a rigor e bicicletas iluminadas à altura da época natalícia, nem o frio demoveu miúdos e graúdos a participar na atividade.
Este ano as causas reverteram a favor da CERCIMAC. Bens de primeira necessidade que dão, segundo Sandra Batista, funcionária da instituição, uma ajuda muito importante a quem mais precisa.
“Nesta altura do ano é sempre muito bom para ter o coração ainda um bocadinho mais quente e todas as ajudas que temos ao longo do ano. Esta é mais uma que vem afirmar que a comunidade está sempre do nosso lado e enche-nos de alegria, nós damos apoio a muitas pessoas, várias famílias. Temos pessoas que estão lá a viver, vivem no lar mas também temos outros que estão no centro de atividades. Estes bens ajudam toda a gente, são bens de primeira necessidade, bens essenciais, que fazem sempre falta e que, tendo mais disto podemos talvez dar um pouco mais de outras coisas e é sempre muito importante para eles e para nós, por isso agradecemos imenso.”
Um evento organizado por várias instituições que pretende apelar essencialmente à solidariedade da população, tal como realça Rui Vilarinho, vereador do desporto da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.
“Nós apelamos à solidariedade das pessoas. Isto é um evento, uma ação com vertente solidária, uma parceria entre os clubes de ciclismo: a VIMONT, ACDR Bela Vista e a CCMC com o apoio da autarquia. Isto é mais um passeio lúdico, uma forma de podermos ajudar uma organização com uma importância extrema como é a CERCIMAC. Assim, apelamos a que as pessoas venham e que contribuam com aquilo que possam. É com esse intuito que aqui estamos.”
Os mais pequenos, esses, sabem que o Pai Natal não chega de bicicleta, mas quiseram participar, porque são sempre, experiências novas.
“É a primeira vez que estás a participar? Sim.
Porque é que quiseste vir? É uma nova experiência, há muito tempo que queria só que os mais pais por vezes não podiam. Foi engraçado.
É a primeira vez? É.
Gostaste? Sim.
Do que é que gostaste mais? De dar as voltas porque nunca tinha andado assim tanto tempo e foi divertido.
Não estás cansado de ter andado tanto tempo? Isso estou.
O pai natal não vem de bicicleta pois não? Não. Vem de quê? De trenó.
Participaste com quem? Com o meu pai.
Não tiveste medo ao frio? Não.
Para o ano queres voltar. Pode ser.”
8km cheios de luz e solidariedade. Foi o já habitual Natal sobre rodas em Macedo de Cavaleiros.
Escrito por ONDA LIVRE