Um novo projeto das farmácias entrega-lhe o seu medicamento em casa

Quem vive no distrito de Bragança e precisa de medicamentos durante a noite tem agora disponível um novo serviço. Através de uma chamada telefónica para uma farmácia pode saber logo se o fármaco está disponível e ainda pode pedir que lho levem a casa.

Trata-se de um projeto-piloto implementado, para já, só no distrito de Bragança… Eduardo Pinto:

“Chama-se SAF, Serviço de Assistência Nacional Farmacêutica e envolve as entidades ligadas à saúde e todas as farmácias do Distrito. Para o serviço funcionar o doente tem de ter disponível um telemóvel, no qual vai receber uma mensagem quando lhe é prescrito as urgências algum medicamento tendo depois de ligar para o número gratuito 800 241 400.

Francisco Faria, Presidente da Delegação do Norte da Associação Nacional das Farmácias adianta que o projeto garante que ninguém ficará privado dos medicamentos prescritos pelo médico:
«É um sistema alternativo que possibilita que as pessoas tenham sempre acesso aos seus medicamentos da forma mais cómoda possível e sem terem de fazer quilómetros entre as urgências, a farmácia e o seu domicílio. Têm acesso a um número, onde podem consultar se existem os medicamentos ou não na farmácia que querem, esse direito da escolha é não negociável e caso haja podem escolher ir à farmácia buscá-lo ou o medicamento no prazo máximo de duas horas vai ter ao seu domicílio.»
Francisco Faria acrescenta que tratando-se de um projeto piloto necessita ainda de ser testado e validado, no entanto, acredita que será um sucesso:
«Nós achamos que vai ser um sucesso na medida em que vai tornar mais cómodo, mais seguro, mais racional e fácil o acesso ao medicamento urgente por parte das pessoas.»
Para as farmácias fica mais barato do que terem alguém permanentemente uma noite inteira para eventualmente não servir ninguém?
«Seguramente que vão conseguir gerir os seus recursos que não são muitos, como sabemos, de forma mais racional. Mas sempre com a garantia que não vai ficar nenhum cidadão desprotegido no acesso ao medicamento.»
O projeto SAF (Serviço de Assistência Nacional Farmacêutica) está a ser testado para já só no Distrito de Bragança. Destina-se apenas a medicamentos prescritos durante o período noturno em contexto de urgência nomeadamente nas urgências médico-cirúrgicas de Bragança e Mirandela e nas básicas de Macedo de Cavaleiros e Mogadouro. Este serviço funciona todos os dias entre as 21h00 e as 9h00 e aos domingos e feriados durante 24h.”

A ULS do Nordeste elaborou uma lista com os 14 medicamentos mais prescritos nos quatro serviços de urgência e que vão de antibióticos a antipiréticos, anti-inflamatórios, anti-histamínicos, antieméticos.

 

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Ansiães)