Coimas não serão perdoadas a quem não limpar terrenos até 15 de março

As coimas para os proprietários que não cumprirem a meta de 15 de março para a limpeza dos terrenos “não serão perdoadas”.

O aviso é de Artur Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil, que ainda na passagem por Macedo de Cavaleiros considerou que os prazos estipulados são alcançáveis para que a limpeza seja feita pelos efetivos donos.

“É uma meta gigantesca, de muito trabalho mas está ao nosso alcance. Depende da nossa determinação, da capacidade de cada um em se consciencializar de que os tempos que correm obrigam a essa determinação. É uma medida de emergência porque foram muitos anos de displicência. A regra já é obrigatória desde 2006. Portanto o que a severidade dos incêndios e as suas consequências têm trazido até nós obrigam-nos a esta emergência. Todos os proprietários estejam ele sonde estiverem têm que se mobilizar para executar esta tarefa. É uma obrigação dos proprietários e se não o fizerem as forças de segurança que estão já no terreno a sensibilizar todas as populações para esta necessidade e vão, naturalmente, aplicar as contra-ordenações porque não serão perdoadas.”

O secretário de estado que avança ainda que é necessário expandir uma “cultura de segurança” em Portugal para evitar tragédias como as do passado verão.

“É essa necessidade, termos consciência desta cultura de segurança que é obrigatório expandir, consciencializar em toda a Comunidade Portuguesa e não sentimos, finalmente, isso está a acontecer. Sentimos que vamos conseguir este objetivo. É um desafio ciclónico mas a todos obriga, por isso é que vamos desenvolver a curtíssimo prazo o projeto aldeia segura, pessoa segura, no sentido de mobilizar os cidadãos, os líderes de opinião, os Presidentes de Junta, os Presidentes das Associações Locais, no sentido de perante uma casa que está em risco e que chegando a Fevereiro, Março ou Abril ou Maio, senão está limpa e defendida do próximo verão, que alertem as autoridades e todos aqueles que têm responsabilidade de atuar para evitar que a pessoa que lá vive necessite de socorro. É esse o objetivo.”

As medidas obrigam a que os terrenos com matéria combustível a 50 metros à volta de casas, 100 metros à volta de aldeias e 100 metros à voltas de polígonos industriais sejam limpos pelos proprietários até à data de 15 de março.

Escrito por ONDA LIVRE