Temperaturas negativas mais baixas que o normal para os próximos dias

Aviso amarelo até quinta-feira no Distrito de Bragança devido à persistência de valores baixos das temperaturas mínimas.

Temperaturas que podem situar-se entre os -4ºC e os 2ºC nas regiões do Interior Norte e Centro.

Frio esse que pode resultar em algumas situações de perigo, como refere, João Afonso, Comandante Operacional Distrital de Bragança da Proteção Civil.

“O facto de estarmos numa região, em que estamos habituados a este tipo de temperaturas, convém sempre relembrar os efeitos espectáveis fruto dessa diminuição, e desde logo prestar atenção as intoxicações por inalação de gases devido à inadequada ventilação das habitações com recurso a lareira e braseiras. É também uma especial atenção para os possíveis incêndios em habitações que resulta da má utilização de lareiras e braseiras  ou de avarias elétricas e ainda à formação  de gelo de troços de estradas que tenham ensombramento permanente mais previsíveis.”

Acontecimentos que podem ser evitados se forem tomadas algumas medidas preventivas e de autoproteção, acrescenta ainda, João Afonso.

“Há aqui perigos vários e como medidas preventivas devemos evitar exposição prolongada ao frio e as mudanças bruscas  de temperatura, começar por envergar várias camadas de roupa folgada e adaptada a temperatura ambiente, proteger sempre que possível as extremidades do corpo com gorros, cachecol, luvas, meias quentes, ingerir sopas e bebidas quentes. Evitar o consumo de álcool, tomar também uma especial atenção aos aquecimentos com combustão, braseiras e lareiras, e os quais podem causar intoxicação, conduzir a morte, devido a acumulação de monóxido de carbono. Assegurar  também uma adequada ventilação das habitações, evitar o uso de dispositivos de aquecimento antes de adormecer e ter o cuidados de os desligar da corrente; na condução, adotar uma condução defensiva, ter especial atenção aos locais de estrada susceptíveis de formação de geada e estar atento as informações de meteorologia aos conselhos e as recomendações da proteção civil e forças de segurança.”

Advertências da Autoridade Nacional de Proteção Civil para os próximos três dias aquando pode também ocorrer a formação de geadas e a presença de vento forte com rajadas até aos 70km/hora.

 

Escrito por ONDA LIVRE