Neve cai com intensidade, encerra escolas mas faz as delícias a miúdos e graúdos

Cai com forte intensidade a neve no concelho de Macedo de Cavaleiros e no Distrito de Vila Real. Foram encerradas por precaução agrupamentos de escolas na cidade de Macedo, em Carrazeda de Ansiães, Alijó, Sabrosa, Vila Real, Miranda do Douro e Mogadouro como forma de assegurar o regresso a casa em segurança.

Por terras de Cavaleiros, encerramento de escolas é sinónimo de mais tempo para brincadeira com a neve a fazer as delícias de miúdos e graúdos.

“Que idade tens? 11 anos

Já alguma vez tinhas visto a neve? Já, mas foi quando nasci

Mas aqui em Macedo? Aqui em Macedo não.

É a primeira vez? Sim

Estás a gostar? Estou

Já brincaste muito? Claro

Porque é que gostas assim da neve? Porque não temos aulas, podemos brincar a vontade.

Há quanto tempo não te lembras de ver assim neve? Há mais de 4 anos

Já brincaram muito? Já

Não tiveram aulas? Não

Que idade é que tu tens? 7

Já alguma vez tinhas brincado na neve? Não

Estás a gostar? Sim

De que é que estás a gostar mais? De atirar bolas ao pai.”

E dizem os mais velhos que há já vários anos que a cidade de Macedo não se deparava com tamanho manto branco que dizem, ajuda muito a colmatar a situação de seca.

“Já há muito tempo que não via nevar assim em Macedo de Cavaleiros? Já há bastante tempo, já uns anos que não caía assim neve com esta intensidade.

Mas o frio que se fazia sentir hoje de madrugada já previa qualquer coisa? Sim, a meteorologia já dava indicação disso, e estamos satisfeitos, até por causa da minha filha, é também importante para que ela possa ver a neve, é importante também que a precipitação chegasse aqui ao nordeste transmontano e na forma de neve ainda mais divertido.

Como é que se chama? José

Que idade é que tem? 72

Há quanto tempo é que não se lembra assim de uma nevada destas? Cerca de 20 anos.”

A neve que continua a cair desde cerca das 14h00 em Macedo de Cavaleiros. Pedem-se cuidados redobrados a quem circule na estrada.

 

Escrito por ONDA LIVRE