O Município de Macedo de Cavaleiros quer criar na cidade a primeira escola Municipal de Atletismo federada do distrito já no próximo ano. A novidade foi avançada por Rui Vilarinho, Vereador do Desporto de Macedo.
“Ter aqui uma Escola Municipal de Atletismo que vai poder competir no âmbito Distrital e Nacional. Penso que também com a parceria do Gabinete de Desporto do Município e com um clube que possa existir, que pode ser um com várias secções, ou um clube específico de atletismo. Deixo essa certeza, no próximo ano já vamos ter atletismo federado em Macedo de Cavaleiros.”
Uma forma de formar atletas que faz falta no distrito, sublinha Rodolfo Moreno, Presidente da Associação de Atletismo de Bragança.
“A Associação de Atletismo de Bragança tem procurado promover e divulgar o atletismo em todo o Distrito, com uma abrangência global. Necessitamos para dar resposta aos calendários da Federação, de Escolas e Clubes de atletismo com formação.Realizou-se um protocolo com o Município de Macedo de Cavaleiros e já teve início a atividade regular e de enquadramento de jovens, na pista de atletismo de Macedo de Cavaleiros por um clube local.”
Outras das novidades no âmbito do desporto em Macedo é a criação de um centro de Marcha e Corrida para apoiar cientificamente os praticantes dessas modalidades.
Uma parceria entre o Município, a Associação de Atletismo de Bragança e a Federação Portuguesa de Atletismo que deve arrancar já em 2019, avança ainda Rui Vilarinho.
“Vamos ter já no próximo ano um Centro de Marcha e Corrida, que poderá ter atletas dos 0 aos 110 anos. Tantas senhoras que temos em Macedo que passeiam todos os dias, essas senhoras podem ter a certeza que no próximo ano vão ter um apoio científico de quem sabe, apoio médico também. O que as pessoas já fazem neste momento mas direcionar isso para uma forma mais científica, com maior apoio e conhecimento daquilo que estão a fazer.”
Na calha está também a construção de mais um pavilhão desportivo na cidade de forma a aumentar os campos sintéticos para a prática das modalidades.
Um investimento que querem candidatar em breve, refere o vereador.
“Temos essa vontade, de aumentar os equipamentos desportivos. Temos necessidade de campos sintéticos para a prática de desporto. O pavilhão está em obras mas talvez já seja insuficiente para os praticantes. Dentro de pouco tempo vamos apresentar aquilo que nos interessa em termos de plano e de projeto. Vai depender muito se é candidatável ou não, sabemos que esses passos são muito caros e neste momento o Município não tem condições financeiras para realizar esse investimento.Estaremos atentos, sentimos a necessidade das pessoas que nos abordam diariamente para esse fim.”
Investimentos de fomento ao desporto previstos para breve em Macedo de Cavaleiros.
Escrito por ONDA LIVRE