CIM vai desenvolver plano estratégico para o regadio nos nove municípios

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes vai desenvolver um plano estratégico para o regadio nos nove municípios.

A decisão saiu da reunião desta semana desta CIM. Os autarcas pretendem fomentar o regadio na região de forma integrada, aproveitando fundos estruturais, para desenvolver novos projectos e reabilitar outros, destacou Artur Nunes, presidente da CIM:

“A questão do regadio é um assunto que nos preocupa a todos. Quisemos fazer este plano estratégico integrador para o regadio de todas as terras de Trás-os-Montes. Estamos a falar da Terra Quente, Terra Fria, os primeiros apoios que foram dados para o regadio tradicional no 2020 e para a segurança de barragens, e aquilo que queremos dar neste momento é a possibilidade de abrir propostas a novos regadios neste estudo, em que, evidencie o que já existe, o que não está a funcionar e que possam existir novos investimentos na área do regadio. A preocupação é cada vez maior em relação à produção agrícola, agro-industrial. 

A água é um fator determinante de sustentabilidade para o crescimento e para a fixação de pessoas.”

Os autarcas dos 9 municípios pretendem com este plano estratégico aproveitar os fundos comunitários deste quadro e do próximo para promover a boa gestão dos recursos hídricos de forma a fazer face aos problemas decorrentes da seca:

“Vai sair a concurso a elaboração de um plano estratégico. 

Vamos convocar as universidades para nos ajudarem a desenvolver este plano e também chamar algumas empresas da área para que nos possam elaborar este plano e dentro do 2020, que possa ser candidatado. Depois no 2030, aquilo que não for financiado agora, que possa ser incorporado como um plano estratégico da região da Comunidade Intermunicipal; que não seja apenas um conjunto de Municípios que já têm os regadios mas que possa ser um plano integrador de um futuro para a gestão da água, de regadio agrícola e que aqui a produção agrícola possa ser um fator determinante de sucesso em todas as Terras de Trás-os-Montes.”

O primeiro passo será gora convocar as universidades e empresas especializadas para elaborar este plano estratégicos do território de Terras de Trás-os-Montes.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)