AAUTAD doou 1800€ à Organização Não Governamental “Helpo”

A AAUTAD (Associação Académica da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro) entregou no dia de ontem, um cheque no valor de cerca de 1800 €  à Organização Não           Governamental Helpo, que servirá para ajudar a financiar a construção de uma escola em Moçambique. O valor do cheque representa um por cento do valor das receitas da Semana Académica da UTAD’18 e, segundo Paula Teixeira, promotora da iniciativa e “madrinha” da ONG Helpo o valor doado é “muito significativo”. 

“Iniciámos o projeto quando regressamos a Portugal, em Novembro, temos um orçamento de 30 mil euros e neste momento com este donativo que a AAUTAD nos ofereceu temos já 12 mil euros. Para nós é muito gratificante ter estas organizações, escolas. Não é a primeiro que nos tem abordado, a quererem juntar-se ao projeto.

Só temos a agradecer, não há palavras de maior satisfação, o nosso muito obrigado a todos.”

A contribuição da AAUTAD para com esta iniciativa partiu de um docente da academia, António Dias, que deu a conhecer à associação de estudantes a ONG Helpo, e que se mostra “muito feliz” pelo contributo dado. 

“Apresentei a Helpo ao António Vasconcelos na representação da Associação Académica, fiz este repto, a ideia deu frutos mas tudo isso se deve ao empenho e à boa vontade demonstrada pelos estudantes. É também interessante estar aqui num momento em que a Associação comemora 30 anos e olhando para o ciclo de vida normal, já não são adolescentes, já são jovens profissionais e quero também felicitar a Associação pelo trabalho desempenhado e sobretudo nesta execução de cidadania global, que se espera de qualquer Universidade.”

Para a AAUTAD, este gesto não será único. António Vasconcelos, presidente da direção da associação, pretende alocar a outras atividades recreativas organizadas pela AAUTAD, novas funções de apoio social. 

“Nós acreditamos que isto é mais um projeto para o futuro. Era isso que queríamos, alocar a todos os eventos recreativos este género de iniciativas. De certa forma eventos académicos estão muitas vezes mal catalogados e vamos querer continuar a apostar no futuro neste tipo de atividades.” 

Numa iniciativa inédita, a AAUTAd doou um por cento do valor da receita de bilheteira da semana académica a organização não governamental Helpo que está a angariar dinheiro para construir uma escola numa aldeia no norte de Moçambique. 

INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)