Formação Inicial de Dirigentes acontece pela primeira vez no distrito de Bragança

A Associação de Futebol de Bragança vai avançar com uma Formação Inicial de Dirigentes, um curso que vai passar a ser uma exigência para poder desempenhar essa função.

Trata-se de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Futebol e as associações distritais, que embora vá na 3ª edição, é a primeira vez que acontece no distrito.

António Ramos, Presidente da Associação de Futebol de Bragança, diz ser um curso importante até porque o dirigismo está em falta na associação:

“A nossa Associação como é pequena tem grandes dificuldades de recrutamento neste sentido. Esperemos que este curso venha a sensibilizar e fomentar o número de dirigentes para esta área do desporto e que os clubes também se dotem do número de pessoas suficientes para que também os possam ajudar a evoluir e a desenvolver futebol e futsal no nosso distrito.

Num futuro próximo, a Federação Portuguesa de Futebol vai obrigar todos os dirigentes a ter este curso para poderem exercer essa função. Esperemos que esta iniciativa seja salutar e o início de um reconhecimento da carreira de dirigente que, a nós, muito nos interessa e é importante para a nossa Associação que haja dirigentes qualificados e com noção do que é a função de dirigismo desportivo.”

 

Para já são cerca de 50 inscritos, um número acima das expetativas da AFB.

O local escolhido para o decorrer do curso foi Macedo de Cavaleiros.

Uma formação importante e inovadora, define Rui Vilarinho, Vereador do Desporto do município.

“É um curso inovador e quer-me parecer que, muito importante. Independentemente da questão da mediatização que há com os diretores neste momento, penso que faz sentido e já devia ter acontecido há muitos mais anos. É agora, por isso é preciso participar.” 

 

A Formação Inicial de Dirigentes arranca já amanhã e decorre até 31 de outubro em Macedo de Cavaleiros.

 

Foto: FPF

Escrito por ONDA LIVRE