Cabo elétrico preocupa comerciantes Macedenses

Desde o início do mês de março que as lojas do Edifício Matriz 2073 no Largo Manuel Pinto de Azevedo em Macedo de Cavaleiros têm um cabo elétrico pendurado na sua fachada.

Uma situação que está a provocar descontentamento nos comerciantes, que revelam até alguma preocupação pelos incidentes que podem advir da permanência deste cabo.

“Desde março que esta situação se vem arrastando, um cabo de alta tensão que está à vista de toda a gente, de quem queira mexer; é algo que representa perigo de morte. Eu reportei esta situação ao condomínio, a resposta que me foi dada foi que brevemente seria resolvido mas nada foi feito. Depois fui à EDP mas a situação mantém-se.

Parece que o cabo que alimenta o prédio é subterrâneo, de maneira que os utentes das lojas contactaram a EDP, vieram alguns funcionários e a solução que arranjaram para não ficarmos sem luz foi este cabo. Que ficou aqui dependurado. O tempo foi passando. Esta é uma situação que não se compreende, não é bonito, fica mal.
Tenho a dizer que isto aqui não fica bem e ao tempo que aqui está já tiveram tempo mais que suficiente para o tirar daí. Pode causar incidentes, porque aquilo tem corrente, se algum miúdo se lembra de cortar o cabo pode haver um grande azar, sem dúvida.” 

 

Do lado do condomínio do prédio, Luís Sá, administrador, refere que são poucas as medidas que podem tomar relativamente à situação, mas revela que são as várias tentativas de contacto que têm vindo a tentar estabelecer com a EDP.

“Aquilo que podemos fazer é muito pouco porque o condomínio tem que responder, no caso da eletricidade, a partir do quadro para dentro, ou seja, o cabo está no sentido oposto, do quadro para fora, e essa parte diz respeito à EDP, que é quem faz a distribuição. Aquilo está a substituir um cabo que passa na calçada, não é nada da nossa responsabilidade. Óbvio que também não gostamos do cabo lá e já tomámos diligências nesse sentido; aquando da primeira avaria nós manifestamos o nosso desagrado junto da EDP mas nada foi feito. Recentemente, voltámos a fazer a participação de uma avaria, embora não a haja, para quando chegarem os técnicos ir junto deles e não permitir que o cabo ali continue. É o que vamos fazer, é o pouco que podemos fazer.”

 

Entretanto a Onda Livre conseguiu chegar à fala com a EDP que através de um comunicado esclarece que, e passamos a citar, “o referido cabo não representa qualquer perigo uma vez que tem duplo isolamento.

Os trabalhos para a remoção do mesmo já foram iniciados esta semana e estarão concluídos no inicio da próxima. A rede será subterrânea e o cabo será retirado”.

Esta é uma situação que vamos continuar a acompanhar.

 

35247241_1687969227918104_5457307539332923392_n 35358649_1687969084584785_8515913914439958528_n

 

Escrito por ONDA LIVRE