Rio Tâmega afetado com descargas poluentes

O rio Tâmega tem vindo a ser afetado por várias descargas poluentes que estão relacionadas com as obras do comboio de alta velocidade espanhol, que estão ser realizadas a menos de 50 km da fronteira com o concelho de Chaves. A autarquia  está atenta e  mandou fazer analises à água, mas até agora ainda não revelam problemascomo explica o presidente da câmara Nuno Vaz.

“Tem havido alguma informação relativamente à contaminação do rio Tâmega, sobretudo em resultado de obras que estão a ser realizadas por causa do comboio de alta velocidade (AVE), que têm tido alguma incidência no Tâmega junto à cidade de Verín e que têm causado alguma preocupação. 

A Câmara de Chaves em articulação com Verín tem estado mais atenta e já foram feitos testes à agua. Por agora«a os parâmetros ainda apresentam resultados dentro da normalidade.”

autarca flaviense pretende levar este assunto a discussão na próxima Cimeira Ibérica.

“Este assunto sobre o rio Tâmega, que é um rio Internacional, é certo que na próxima Cimeira Ibérica, onde estão representados os responsáveis Nacionais e Espanhóis relativamente às questões do ambiente vai ser discutido. A somar com questões relativas à qualidade da água, sobretudo com a necessidade de aumentar o tratamento dos afluentes, este assunto vai ser uma preocupação adicional.”

O rio Tâmega está a ser afetado por descargas poluentes a menos de 50 km da fronteira.

As autoridades espanholas admitem que o foco poluidor está relacionado com as obras do AVE, o comboio de alta velocidade.

 

Foto: wikipédia

INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)