O quartel dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Douro foi assaltado na madrugada de quarta-feira, quando faltavam poucos minutos para a uma hora da manhã.
Foi furtado vário material que estava instalado no veículo de desencarceramento, que perfaz um prejuízo de cerca de 25 mil euros, como refere Luís Martins, Comandante daquela Corporação.
“O operador de central sentiu barulho, mas como nesta altura do ano há muita gente aqui no quartel, bombeiros que dormem cá, pensou que seriam essas pessoas que andam por aqui. Depois ouviu barulhos mais fortes, saiu da central e deparou-se com três ou quatro homens vestidos de negro e encapuçados. Quando viram o operador fugiram. Penso que em direção a Espanha.
Furtaram as tesouras, grupo energético e o extensor. Esse material foi adquirido em 2004 e pela fatura, essas peças rondam os 25 mil euros.”
Luís Martins diz não ter ideia de quem sejam os protagonistas do furto mas afirma que os assaltantes sabiam exatamente aquilo que pretendiam. Material que fica em falta na atividade diária desta Corporação.
“Não fazemos ideia de quem fossem os assaltantes. Tudo nos indica que saberiam o que vinham buscar porque eles dirigiram-se especificamente àquele veículo e foi apenas desse que roubaram material. Nós temos agora que tentar arranjar material novo. Entretanto, temos material de desencarceramento que já foi comprado na década de 80 e vamos ter que trabalhar com esse até adquirir um novo.
A direção vai reunir e vamos ver o que fazer agora. Pedir nas instituições do concelho, junta de freguesia. Ainda não sabemos ao certo.”
Um caso que está a ser investigado pela GNR de Miranda do Douro.
Escrito por ONDA LIVRE