Pôr os activos e conquistas do Instituto Politécnicos de Bragança a favor da região é uma das grandes prioridades do novo presidente da instituição que tomou na passada quarta-feira.
Orlando Rodrigues assumiu a liderança para os próximos quatro anos da instituição que foi considerada o melhor politécnico do país nos últimos cinco anos, e quer que a capacidade científica e de internacionalização do IPB possam ajudar as empresas transmontanas.
“O IPB tem uma dimensão muito importante no contexto nacional, tem sido pioneira em muitos domínios e tem marcado a liderança na internacionalização, sobretudo no que respeita à capacitação científica dos Institutos Politécnicos.
Portanto, agora a nossa ambição é transformar esses grandes ativos conquistados a favor na região, promovendo-a e ajudando as nossas empresas a inovar, desenvolver-se e a serem mais competitivas.”
Outro dos objectivos é reduzir a taxa de desempregados entre os diplomados do IPB. E já há estratégias para conseguir alcançar essa meta:
“De duas maneiras: em parceria com empresas, com quem gostaríamos de trabalhar com maior proximidade para promoção da empregabilidade dos nossos alunos, e promovendo o empreendedorismo, sobretudo no desenvolvimento de startups e empresas tecnológicas por parte dos alunos. Este é um processo lento, que se faz devagar, mas vamos estar empenhados nisso.”
Uma das necessidades identificadas é aumentar as instalações da escola superior de saúde:
“Há um projeto e uma ambição para ampliar o campus de saúde em parceria com a ULSN, dando assim continuidade à instituição.
É um projeto que tem de ser trabalhado e amadurecido, há muitas parcerias que têm de ser feitas e há problemas que se têm de resolver, mas gostaríamos de ter um pólo importante de saúde na nossa região.
O nosso plano não passa por fazer obras na atual escola de saúde. O que queremos é fazer uma parceria com a ULSN, deixar aquelas instalações para outras utilizações e criar um edifício novo, de raíz, que possa desenvolver não só as nossas atividades letivas e de investigação, mas também outras atividades em parceria com as instituições de saúde da nossa região.”
Criar um pavilhão coberto para actividades desportivas será outro dos projectos.
Orlando Rodrigues é professor do IPB desde 1986, foi director da escola superior agrária durante 8 anos e vice-presidente do IPB nos últimos 12, acompanhando os três mandatos de Sobrinho Teixeira que agora substitui à frente da direcção da instituição.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)