Paisagens, rostos, flores, são vários os motivos, pintados em telas, que podem desde ontem ser visitados na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros.
A exposição é da autoria de Sofia Caldeiras, de 32, natural da aldeia de Vale Pradinhos, no mesmo concelho.
Sofia é portadora de Osteogénese Imperfeita, um doença congénita incurável que se caracteriza pela fragilidade dos ossos, o que a obriga a estar muito tempo em casa.
E além de uma forma de ajudar a passar o tempo, a autora espera que com as suas obras consiga inspirar mais pessoas a pintar:
“Ajuda-me a ocupar a cabeça e sempre me entretenho a fazer alguma coisa.
Gosto muito de pintar flores e paisagens. Por vezes, falta-me inspiração, mas assim que começo a desenhar, ganho ideias.
Gosto que as pessoas apreciem o meu trabalho e que se inspirem nele para pintar também.
Sinto-me muito bem quando pinto, parece que estou em outro mundo.”
Uma arte que começou quando Sofia tinha vinte e poucos anos, mas que, com o tempo, tem vindo a evoluir:
“Comecei a pintar em folhas de papel. Depois, criei uma página na rede social Facebook e um senhor, entendedor de artes, ficou interessado no meu trabalho e sugeriu que começasse a pintar em telas, pois dessa forma poderia fazer exposições.
Eu aceitei e há um ano que pinto em tela. “
Uma forma de mostrar à população que as limitações nem sempre são impeditivo para se fazer algo de que se gosta. Quem o diz é Elsa Escobar, Vereadora da Cultura do Município de Macedo de Cavaleiros:
“A Sofia é uma artista e o trabalho que desenvolve é pertinente em termos educativos, daí a importância de termos trazido aqui crianças para verem a exposição e assim entenderem que, independentemente das limitações que possamos ter, podemos sempre fazer algo de que gostamos, dando algum prazer visual a quem observa.
Neste altura, há muita gente que vem de férias e passa pela Biblioteca para requisitar livros. Dessa forma acabam também por visitar a exposição, visto que, agora no verão, não temos muitos espetáculos no Centro Cultural porque trazemos a cultura mais para a rua.”
A exposição de pintura de Sofia Caldeiras pode ser visitada até 31 de julho na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por ONDA LIVRE