Vinhais aprova moção para o traçado do IP2

A Assembleia Municipal de Vinhais aprovou por unanimidade, uma moção relativa ao traçado do IP2, que está por terminar. Na moção aprovada é defendido que o trajecto a ser implementado seja realizado pelo concelho de Vinhais, até Moimenta, partindo de Macedo de Cavaleiros, uma vez que se encontra actualmente sem qualquer ligação internacional. O presidente do Município de Vinhais, Luís Fernandes considera que esta estrada é fundamental para Vinhais, mas também para a região.

“Entendemos que esta ligação com início em Macedo, passado por Vinhais, Moimenta e Godinha é fundamental, não só para este concelho, mas também para a região, tendo em conta que a A52 está relativamente perto da fronteira na Godinha, onde ficará uma estação, quer de mercadorias quer de passageiros, constituindo-se como a principal  dessa região.

Como tal, esta ligação seria uma mais-valia em termos económicos para a região.”

A proposta de ligação a Espanha apresenta uma visão estratégica de desenvolvimento refere o autarca, conectando a Gudiña, à  A52 e à estação do AVE, em Portas de Galiza, também na Gudiña.

 

“Não estamos contra nenhuma ligação de Bragança, apenas entendemos que esta é prioritária. Mas se as duas forem feitas, ainda melhor, não estamos contra isso.

No entanto, entendemos que a ligação Macedo – Vinhais – Moimenta, ligando a Espanha e à A52, será mais uma porta aberta fundamental.”

Um assunto antigo é a Nacional 103, que liga Vinhais a Bragança. Luís Fernandes destaca que a sua requalificação é uma questão de justiça.

“Essa estrada é uma prioridade e assim é considerada também pela CIM-TTM , a par da ligação de Vimioso. São questões de necessidade e justiça até porque foram feitas obras na região, das quais Vinhais e Vimioso saíram prejudicados.

E com isto não estamos a reivindicar muito.”

Um dos argumentos salientados na Assembleia Municipal de Vinhais é existirem 4 acessos a Espanha pelo Nordeste Transmontano, em eixos principais e que cerca de três quartos da região ficam sem qualquer ligação a Espanha.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)