Investimento de empresas brasileiras em Alfândega da Fé já está em curso

Investimento de empresas brasileiras em Alfândega da Fé já está em curso

Está em andamento o processo de investimento de empresas brasileiras em Alfandega da Fé. O processo mais avançado diz respeito a uma empresa têxtil que vai criar 20 a 30 postos de trabalho. A garantia foi dada pela presidente da câmara, Berta Nunes, numa sessão de conhecimento do projecto Varanda de Trás-os-Montes, que aconteceu na sexta-feira passada, com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, e as suas comitivas. Para já a empresa vai funcionar num armazém já existente, como adianta a autarca da vila Transmontana.

 “Empresas que já estão muito mais avançadas, é o caso da empresa têxtil que contamos ainda este ano iniciar a laboração. Para já, a empresa não vai fazer uma construção de raiz, mas sim alugar e fazer obras num armazém pré-existente. Virão dez famílias de brasileiros que trabalham já nessa empresa e que vão fazer formação. Numa primeira fase devem ser criados 20 a 30 postos de trabalho locais.” 

 

A empresária do sector têxtil brasileira também adquiriu uma moradia de luxo, no empreendimento turístico de luxo, Varanda de Trás-os-Montes, localizado no Hotel &Spa. Para a autarca esta é a sinergia de captação de investimento que o município procura de forma a lutar contra o despovoamento.

 

“A empresária comprou nas Varandas de Trás-os-Montes um alojamento. A partir daí, há um criação de sinergia, entre estes dois projetos. É investimento para Alfândega da Fé e criação de postos de trabalho, em termos industriais.
O projeto Varandas de Trás-os-Montes é um investimento estrangeiro e também vai criar postos de trabalho. Cerca de 30 lugares após a venda deste aldeamento turístico.”

 

Varandas de Trás-os-Montes é um novo empreendimento turístico, de 5 estrelas que

prevê a construção de 17 vivendas de luxo destinadas ao mercado brasileiro, no valor de 10 mil milhões de euros, numa primeira fase, mas que poderá ascender aos 30. Na apresentação do projecto houve a indicação que 50% das moradias estavam já sinalizadas por investidores brasileiros. Jorge Morais, da Alfandegatur, garante agora que 40 a 60 % das casas já estão contratualizadas e o projecto está no bom caminho.

 

“Nós temos investidores já contratualizados, pelo menos quatro. Estamos no bom caminho, isto leva a que tenhamos que viajar mais e ir ao encontro das pessoas.”

O projecto mereceu a atenção do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva que na sessão de apresentação destacou que este é um exemplo de aplicação de capitais brasileiros.

“Interessamos-nos a um duplo título. Em primeiro lugar, temos a aplicação de capitais e investimento que provém do estrangeiro; mas também temos em curso processos de internacionalização de produções nacionais, isto é, colocação de produtos nacionais em mercados externos, designadamente aqui, através da Rota do Azeite.”

 

Para além da empresa têxtil, também uma empresa de aromaterapia está interessada abrir uma delegação em Alfandega da Fé. No âmbito da expansão da Zona Industrial, a autarquia oferece apoios locais, em que as empresas que criem mais de 20 postos de trabalho têm direito a um lote na zona industrial gratuito. Para além deste apoio, o município vai apoiar o licenciamento da empresa, a isenção de 100% de taxas municipais e apoio financeiro nos postos de trabalho.

 

Foto: Rádio Brigantia

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados