Duarte Moreno, ex-presidente e agora vereador da oposição da autarquia de Macedo de Cavaleiros afirma que o montante de dívida da Câmara é inferior ao referido pelo atual executivo e diz que chegou a altura de “esclarecer as pessoas”.
Em comunicado, Duarte Moreno começa por dizer que “uma mentira dita muitas vezes se torna em verdade”, afirmando que a dívida total do município é de 16,5 milhões e não de 18 ou até 21 milhões, como já referido pelo atual executivo.
Acerca das chamadas “faturas fantasma”, dívidas não cabimentadas, o ex-edil diz desconhecer a listagem mas afirma ter a certeza de que o valor dessas despesas não chega a 2 milhões de euros. No entanto, admite a possibilidade de terem havido “falhas” nessa gestão das faturas, mas sublinha que, em momento algum, as mesmas fizeram parte de esquemas, como, e estamos a citar: “alguns, enviesadamente, tentam afirmar”.
Sobre os 16,2 milhões de euros de património alheio apurado na auditoria feita às contas da autarquia, Duarte Moreno explica que este montante se refere a bens de domínio público que os municípios foram obrigados a contabilizar, como condutas de água, saneamento, estradas municipais, entre outros.
Duarte Moreno aproveita ainda para dizer que ninguém se apoderou de nada, não havendo qualquer tipo de “terrorismo financeiro” como diz que tem vindo a ser apregoado, lamentando que o atual executivo tenha enveredado pelo caminho de denegrir o anterior.
No mesmo comunicado, o ex-presidente macedense reforça que os objetivos durante os quatro anos em que esteve à frente da câmara de Macedo foram cumpridos, apontando para uma diminuição da dívida total da autarquia no montante de 3,7 milhões de euros; diminuição da dívida acumulada a fornecedores em 16,3 milhões de euros bem como a redução do prazo médio de pagamentos em 231 dias. Sobre o mesmo período de tempo, o Duarte Moreno declara ter havido um aumento da capacidade de endividamento de 18,2 para 21,5 milhões de euros e um aumento da receita corrente líquida em cerca de 2,2 milhões de euros.
A terminar, Duarte Moreno deixa a nota de que, e continuamos a citar, “eu manter-me-ei vigilante relativamente ao trabalho do município, na minha função de vereador da oposição, defendendo sempre aqueles que são os interesses de Macedo e dos Macedenses.
Brevemente as reações de Benjamim Rodrigues, atual autarca macedense.
Leia o comunicado aqui: Comunicado
Escrito por ONDA LIVRE