Azibo serve de refugio para quem tenta fugir à vaga de calor

Durante estes dias de calor intenso, as praias são uma opção para aqueles que tentam fugir às altas temperaturas.

No nordeste transmontano, a Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, é o refugio de muitos banhistas que trocam o ar condicionado por um bom mergulho.

“Ir à agua e depois estar à sombra ajuda a aliviar o calor e aproveitamos para passar o dia em família. Tomei as devidas precauções com beber água, pôr protetor solar e usar chapéu.”

“O calor assusta e, por isso, temos de nos precaver, até porque somos avisados para essa questão. Estar junto à água ajuda muito a aliviar o calor, caso contrário seria insuportável. Vou a banhos mas não me exponho de forma a apanhar escaldões. Também bebo muita água, ainda ontem consumimos 12 litros.”
“Vim aqui para aproveitar a água e aliviar o calor. Quanto às medidas de precaução, já pusemos protetor, mas também é importante beber muita água e dar vários mergulhos.”
“Eu acho que é a primeira vez que sinto tanto calor e ir à agua ajuda a aliviar.”

E se para alguns não há memória de tanto calor, para outros as altas temperaturas já não são novidade:

“Para mim não é novidade. Tenho 55 anos e até aos meus 18 a temperatura era assim. Fui criado na lavoura e havia sempre muito calor.”

“Aqui no distrito de Bragança não há meio termo, ou é muito calor ou muito frio.
Lembro-me que o ano passado também houve uma semana bastante quente.”
“Todos os verões tem havido dias mais quentes e outros mais frescos, é normal e já estamos habituados.”
“Eu penso que em anos anteriores também houveram temperaturas assim. Talvez por este ano o verão ter vindo mais tarde, com mais inverno e chuva, talvez as pessoas estejam a estranhar o calor, parece mesmo que andam assustadas.
No entanto, a mim parece-me normal, embora mais intenso do que nos últimos anos.”

A vaga de calor que visitou Portugal nos últimos dias está de partida, e amanhã, segunda-feira, já se preveem dias menos quentes na generalidade do território nacional.

Quanto aos distritos de Bragança e Vila Real, a descida das temperaturas será mais significativa a partir de terça-feira, podendo chegar mesmo a uma diminuição na ordem dos 10ºc no que respeita à máxima, em alguns pontos da região.

Escrito por ONDA LIVRE