O Instituto Nacional de Emergência Médica -INEM está a renovar a sua frota, e até 2021 terá mais 300 novas ambulâncias.
Ontem foi assinado o protocolo com 75 corporações de bombeiros, entre elas os bombeiros da Cruz Branca e da Cruz Verde de Vila Real, bombeiros da Régua, Vila Flor, Carrazeda de Ansiães e Alfândega da Fé que ficarão assim com uma nova ambulância ainda este ano.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, referiu que o protocolo estabelecido entre a Liga e a Autoridade Nacional de Proteção Civil é vantajoso e vai possibilitar uma rápida renovação da frota do INEM.
“O INEM fazia concursos que demoravam cerca de ano e meio a concretizar, e da taxa de IVA pagava 23%.
Os concursos agora são feitos pelos bombeiros, demoram dois meses e paga-se 6% da taxa de IVA. Só esse dinheiro que o INEM gastava a mais, permite uma compra maior de viaturas. Também a questão de serem do INEM, levava a que houvesse mais burocracia para as reparações, as substituições, enfim, um conjunto de situações que hoje, estão mais aligeiradas.”
Atualmente, os Postos de Emergência Médica funcionam nas corporações de bombeiros ou em delegações da Cruz Vermelha e dão resposta a emergências medicas pré-hospitalares, disponível 24 horas que são ativadas pelo 112. O INEM espera que até 2021 a frota esteja totalmente renovada em todo o país, num investimento de 3,7 milhões de euros.
INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)