Amantes de canoagem remaram este sábado nas águas do Azibo

As águas do Azibo receberam este sábado o 1º Encontro Ibérico de Canoagem.

A iniciativa juntou cerca de 30 amantes da modalidade, porém, eram esperados cerca de 50 vindos da vizinha Espanha, que, à última hora, acabaram por não poder estar presentes.

Mesmo assim, quem participou, embarcou num trajeto de cerca de 2 km com saída da praia da Fraga da Pegada até à Ribeira, passando depois pelo Cais.

Rui Vilarinho, vereador do desporto do município de Macedo, explica que a atividade teve como objetivo fomentar o turismo náutico no Azibo:

“O principal objetivo foi fomentar o turismo náutico no Azibo.

Quando é a primeira vez que algum evento acontece é sempre difícil ter uma grande adesão, mas, mesmo assim, tivemos alguns participantes. No entanto, não é por isso que vamos desistir.

Os desportos náuticos estão na primeira linha da nossa missão desportiva e é mais um passo para que consigamos dar alguma sustentabilidade a essa modalidade, iniciando-a de uma forma mais suave.”

No próximo ano, o município de Macedo já espera ter desportos náuticos federados no Azibo. Porém, para que isso aconteça, é preciso construir algumas infraestruturas obrigatórias, cujo projeto está agora a ser iniciado, avançou ainda o vereador:

“Nós só podemos iniciar essas modalidades náuticas de forma federada quando tivermos condições físicas que suportem todo o processo e logística necessários. São elas balneários, salas de apoio, reuniões, ou seja, tudo o que é normal neste e noutro tipo de atividades desportivas.

Temos aqui espaço para isso e estamos a iniciar o projeto para candidatar.”

De lembrar que, nesse sentido, a autarquia tem já uma parceria com Clube Náutico de Ponte de Lima, um dos mais conceituados do país, para promover ensino especializado aos atletas e técnicos.

Escrito por ONDA LIVRE

canoas azibo 1canoas azibo 3

canoas azibo 2canoas azibo 4

canoas azibo 6