O Município de Torre de Moncorvo alargou o transporte gratuito a todos os doentes oncológicos do concelho.
O apoio de disponibilização de transporte já existia desde 2014, mas limitado aos pacientes carenciados, mas agora foi alargado a todos os doentes oncológicos depois da assinatura de um contrato com a associação humanitária dos bombeiros voluntários de Torre e Moncorvo, como frisou o autarca Nuno Gonçalves:
“Damos apoio aos doentes oncológicos e não urgentes desde 2014. É uma medida que já estava prevista, foi posta no terreno e conseguimos ter um bom apoio nessas medidas. Agora, fizemos um alargamento num protocolo com a Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo, que permitiu estender a mais doentes oncológicos. Nenhum doente aqui de Torre de Moncorvo fica sem qualquer consulta ou tratamento por falta de transporte.”
O orçamento para este protocolo é de cerca de 17 mil euros no global:
“O protocolo tem um valor que ronda os 17 mil euros mas que pode ser estendido sempre que haja necessidades de transportes de doentes oncológicos. A nossa filosofia é que nenhum doente que necessite de serviços médicos tenha que abdicar deles.”
Para além dos doentes oncológicos, o município de Moncorvo disponibiliza ainda o transporte a doentes não urgentes que sejam economicamente carenciados.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)