Mais de 4000 visitantes rumaram a Cidões para a festa da Cabra e do Canhoto (Vinhais)

Mais de 4000 pessoas passaram este sábado por Cidões, uma pequena aldeia do concelho de Vinhas que ao longo do ano tem menos de 20 habitantes, mas que na noite da Festa da Cabra e do Canhoto fica a rebentar pelas costuras.

A curiosidade pela recriação dos rituais celtas é um dos motivos que leva pessoas de várias localidades a visitar Cidões:

“É a primeira vez que venho aqui, mas andava com curiosidade de conhecer esta festa há já algum tempo. Estou a achar giro, é diferente.”

“Eu só ouvi falar da festa este ano. Acho que é um certame muito diferente e especial de uma aldeia transmontana.”

“Vim por ser uma festa tradicional, como se fosse o verdadeiro Halloween. Quisemos vir por uma questão cultural e para conhecer a região. Estou a achar muito diferente, e como somos do Brasil nunca vimos uma festa deste género.”

As pessoas da aldeia ajudam a preparar a festa, para cumprir a tradição que recordam de outros tempos.

 

“Há 30 anos que sou o cozinheiro desta festa. Cortamos a carne de cabra em pedacinhos e depois colocamos em vinho e alhos. A seguir, faz-se o estrugido e adicionamos outros ingredientes que são segredo. Este ano preparamos 17 cabras.”

“Antigamente a festa era mais pequena, só para a população, há uns anos para cá é que reúne tanta gente. No dia 31 é o dia das bruxas e o que se fazia era uma fogueira, assávamos castanhas e depois comia-se a carne, que nem sempre era cabra porque não havia dinheiro para isso.”

 

Segundo Luís Castanheira, da Associação Raízes de Cidões, que organiza a iniciativa de uma noite das bruxas mais tradicional que abre o ciclo das festas de inverno na região continua fazer muito sucesso

“Este ano foi um dos que juntou mais gente aqui em Cidões.

As condições estiveram reunidas, ou seja, não choveu e fomos abençoados pelo bom tempo.

É tanta gente que torna-se difícil contabilizar, mas a verdade é que começa a ser uma enchente superior à que conseguimos suportar. Esta aldeia tem 18 habitantes e junta entre quatro e cinco mil visitantes nesta noite, o que nos deixa muito satisfeitos.”

Cidões encheu-se para por mais um ano para celebrar a Festa da Cabra e do Canhoto.

Foto: Cortesia de Cristina Patrício

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)