As declarações são dadas por Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, à Imprensa Nacional, onde diz que sobretudo na Região Norte, há falta de vacinas da gripe e que as pessoas se têm dirigido aos centros de saúde para se vacinarem mas sem sucesso, devido à rutura de stock.
No início de outubro, antes do início da campanha de vacinação contra a gripe, a bastonária afirmou que já tinha apelado para que este ano, e estamos a citar “não houvesse racionamento da vacina da gripe”, indicando que essa gestão dos ‘stocks’ tem levado a que todos os anos “vão para o lixo milhares de vacinas”. A bastonária afirmou ainda que existe um documento da Administração Regional de Saúde do Norte onde é dito que chegam mais vacinas após o dia 21 de novembro.
Como exemplo, Ana Rita Cavaco, refere que os enfermeiros pedem 250 vacinas no início da campanha mas recebem apenas 50, o que, não dá sequer para um dia, devido à afluências das pessoas ao centro de saúde para a vacinação. Por fim, acrescenta que se não for acautelada a prevenção da gripe as urgências vão estar cheias, como todos os anos, e a cobertura vacinal vai falhar.
Escrito por ONDA LIVRE