Os Caretos de Podence estiveram a representar Portugal no Festival Europeu de Máscaras na Suíça que aconteceu de 15 a 17 de fevereiro.
Uma participação importante em pleno ano em que se vai conhecer a resposta da UNESCO à candidatura dos caretos a Património Imaterial da Humanidade, refere António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, que está confiante de que será aprovada:
“Num ano em que a festa dos Caretos de Podence está em destaque devido à candidatura a Património da Humanidade, tudo isto é gratificante e uma mais-valia para promovê-la em termos nacionais e internacionais.
Estas participações têm valor acrescentado, assim como as participações a nível televisivo e outros acontecimentos que, ao longo destes últimos anos, têm-se revelado diferenciadores e contribuído para a festa dos Caretos de Podence.
Esperamos que saia fumo branco na aprovação da candidatura pois acho que o mais difícil já foi feito.”
Esta foi a primeira vez que os Caretos de Podence estiveram na Suiça e o presidente do grupo destaca o carinho com que foram recebidos pela comunidade portuguesa:
“Fomos bem recebidos pela comunidade portuguesa, muitos compatriotas nossos quiseram ver-nos. São momentos gratificantes em que levamos a tradição dos Caretos de Podence cada vez mais longe. Foi uma participação importante para o historial do grupo que conseguiu levar algum ânimo e muita alegria ao festival.”
A candidatura dos Caretos de Podence a Património da Humanidade foi entregue em março de 2018 e a resposta vai ser conhecida em dezembro deste ano, na décima quarta reunião do Comité Internacional da UNESCO, que vai ter lugar na Colômbia.
Para mais breve está a festa destes mascarados, o Entrudo Chocalheiro, que acontece de 2 a 5 de março na aldeia de Podence, Macedo de Cavaleiros.
Foto: Caretos de Podence
Escrito por ONDA LIVRE