Assembleia Municipal de Macedo aprova moção de reforço para inclusão da ligação à Gudiña no PNI 2030

Assembleia Municipal de Macedo aprova moção de reforço para inclusão da ligação à Gudiña no PNI 2030

Este é uma das reivindicações da CIM Terras de Trás-os-Montes há muito ambicionada que Benjamim Rodrigues, autarca de Macedo, diz ser mesmo uma prioridade para a região, daí a não concordarem a decisão da tutela:

“Não concordamos com a decisão do Governo de não incluir esta ligação no PNI 2030, descontentamento esse que transmitimos aos grupos parlamentares da assembleia, e com a  aprovação desta moção, queremos reforçar a nossa não concordância com a omissão deste investimento. É um reivindicação prioritária de há já muitos anos.

Chegaram a haver promessas de incluir esta estrada num plano futuro de investimento, o que não aconteceu, pelo que nos vemos na obrigação de mostrar o nosso descontentamento e reivindicar que faça parte do PNI 2030.”

Uma ligação que seria fundamental para o crescimento da Zona Industrial de Macedo e para o escoamento de produtos para a Europa através da estação do AVE na Godiña, já na Galiza:

“Uma vez que a nossa Zona Industrial está na encruzilhada do IP2 com a A4, esta ligação dar-lhe-ia outro movimento, outra possibilidade de investimento, transformando-a eventualmente numa plataforma logística regional. Ao mesmo tempo, estaríamos a cria uma via rápida de escoamento de produtos para a Europa através da estação da Godiña.

Temos também a reivindicação da ligação de Bragança à Puebla de Sanabria, mas estamos a falar de uma estação de passageiros. A nós também nos interessa escoar mercadorias, e a principal estações para o efeito que temos nas proximidades é a da Godiña.”

Esta moção foi apresentada pelo Partido Socialista, convertendo-se depois numa moção da Assembleia Municipal, que vai agora ser apresentada na Assembleia da República, aos Grupos Parlamentares, à tutela e ao Presidente da República.
De lembrar que em 2018 tinha já sido aprovada pela assembleia de Macedo e enviada ao Governo uma moção a pedir a mesma ligação.
Mais recentemente, em fevereiro deste ano, foi também aprovada pela Assembleia Municipal de Vinhais uma moção a reivindicar a inclusão desta ligação e ainda a de Vinhais a Bragança, que também ficou fora do PNI 2030.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados