Dois homens de Vinhais, com 51 e 64 anos, foram detidos em Espanha pela presumível autoria de 26 furtos, em armazéns, oficinas e locais de obras do comboio de alta velocidade (AVE) nas localidades de A Vilavella, A Gudiña e Verin.
A Guarda Civil espanhola acusa-os também de delitos de desobediência, condução perigosa e tentativa de homicídio, por um dos detidos ter tentado agredir os agentes com uma ferramenta durante a perseguição.
Segundo o jornal espanhol Diário La Region, a Guardia Civil já estava a investigar a dupla portuguesa desde Novembro, quando começaram a aumentar denúncias de roubos de máquinas, combustíveis e ferramentas nas três localidades, nomeadamente nas obras do AVE.
Os homens foram vistos este domingo por uma patrulha a forçarem a entrada numa oficina de reparação de camiões em Verin e foram detidos antes de alcançarem a fronteira.
Com a colaboração das autoridades portuguesas, foram realizadas várias buscas domiciliárias para localizar o material furtado. Os detidos terão roubado 600 litros de gasóleo e ferramentas no valor de 400 euros.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)