O senador espanhol e alcaide de Puebla de Sanabria, José Fernandez Blanco, garante que não foi retirado financiamento à ligação entre Quintanilha e Zamora e que o projecto de construção da A11 está a avançar como o esperado, continuando a ser considerada prioritária. O representante do partido socialista espanhol garante que não é verdadeira a informação avançada pelo presidente da câmara de Bragança de que o governo espanhol teria tomado “a decisão de retirar verbas desta ligação”.
“O Governo de Espanha o que fez foi aprovar o estudo de impacto ambiental da A11 de Quintanilha a Zamora, o que os anteriores não fizeram.
Já foi mandado elaborar o projeto de construção da A11 de Quintanilha a Zamora, e a partir daí serão atribuídas as verbas oportunas, ao contrário do que foi dito pelo presidente da câmara. Trata-se de uma informação incorrecta ou desconhecimento.”
O parlamentar do PSOE (P ESSE O E) eleito por Zamora acredita que ainda este ano será lançado o concurso para a adjudicação desta obra que deverá custar 238 milhões de euros e permitirá a continuação da A4 para o país vizinho por via rápida e adiantou ainda que em 2021 já haverá um calendário de investimentos para esta ligação.
Quanto à ligação entre Bragança e a Puebla de Sanabria, o alcaide daquela vila espanhola considera que se deu “um passo em frente” quando se estabeleceu um memorando para a realização de um estudo técnico:
“É uma passo à frente que está afirmado.
Espero que os políticos, tanto da parte espanhola como portuguesa, cumpram com os compromissos, que já há 20 anos o estão a ser.”
Esta nova estrada ganha ainda mais importância, já que em breve a alta velocidade ferroviária chegará a Otero, a poucos quilómetros da Puebla de Sanabria. Fernandez Blanco estima que o mais tardar até ao final do ano o AVE estará a funcionar na nova linha, a cerca de 40 quilómetros de Bragança.
INFORMAÇÃO E FOTO CIR (Rádio Brigantia)