Hoje mesmo a avioneta tinha realizado a viagem de Bragança/Leon e Leon/Bragança. A aeronave pertencia ao Aero Clube de Bragança (ACB) e tinha sido adquirida recentemente, há menos de dois meses.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança, José Fernandes, em conferência de imprensa realizada ao início desta noite, disse que a primeira equipa que chegou ao local “viu os destroços da avioneta e dois corpos”:
“A primeira equipa que chegou ao local viu um monte de destroços e dois corpos dentro da aeronave.
Depois do alerta, cumprimos todo o protocolo que está estabelecido para estas ocasiões. A nossa missão terminou agora, depois de termos recolhido os corpos para o Instituto de Medicina Legal.
O alerta chegou à corporação dos Bombeiros de Bragança às 17h54. Passado sete minutos, o primeiro carro com uma ambulância estavam no local.”
Orlando GOMES, director do aeródromo municipal, informou que “não sabia quem ira a pilotar a aeronave”:
“A informação já foi dada para o Gabinete de Prevenção para os Acidentes de Aeronaves, eu contactei de imediato esse organismo e já foi feita a devida participação também.
Aguardamos que os inspetores venham ao local. Neste momento os destroços estão sobre a guarda da GNR, devidamente sinalizados e à espera dessa intervenção.
A aeronave era do aeroclube de Bragança, de fabrico checo, penso que era do ano 2007, e não temos nenhuma informação sobre qualquer problema que a aeronave pudesse ter.”
Recorde-se que a queda da aeronave provocou duas mortes ao final da tarde deste sábado, próximo do aeródromo de Bragança. Os dois pilotos, um de 26 anos, e o outro com 59 anos estavam num voo de treino, que descolou às 17h30 de Bragança. O alerta foi dado por um popular que ligou para o aeródromo de Bragança a dar conta que a aeronave tinha caído.
A direcção do Aero Clube de Bragança já reagiu em comunicado dizendo que “lamenta profundamente a perda de dois amigos”. Também esclareceu que os “batismos de voo não são efectuados no avião que caiu, este era um avião ultra ligeiro e nós efectuamos os baptismo num avião ligeiro”.
INFORMAÇÃO E FOTO CIR (Rádio Brigantia)