Instaurado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado pela primeira vez a 20 de março de 2013, procura a defesa da busca da felicidade como um objetivo humano fundamental.
Por isso, a Radio Onda Livre foi falar com algumas das crianças do Polo I do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, para tentar saber o que as faz felizes.
Oiça aqui:
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Macedo de Cavaleiros não quis deixar passar a data em branco.
Catarina Brás, responsável do Plano de Ação da CPCJ, fala da importância da data e das atividades que foram desenvolvidas.
“Achamos que é importante promover a felicidade e mostrar como é fundamental para o bem-estar das pessoas e dos países.
Foi pedido aos educadores que explorassem com as crianças o tema da felicidade, exprimindo as suas ideias através de desenhos e conversas.”
Para sinalizar este dia a CPCJ de Macedo de Cavaleiros convidou os infantários do concelho a participar nas atividades propostas para o Dia Internacional da Felicidade. Cristina Pires, Educadora Social da CPCJ fala do motivo das atividades serem desenvolvidas pelas crianças do pré-escolar.
“Achamos importante fazer esta atividade com o pré-escolar uma vez que são crianças que falam mais natural e espontaneamente das coisas, e a felicidade nesta altura é muito importante para elas. Isto serviu mais para que eles dissessem o que significa a felicidade.”
A CPCJ de Macedo de Cavaleiros tem já planeadas, para o próximo mês, algumas atividades, pelo facto de em abril se sinalizar a prevenção dos maus tratos na infância e adolescência.
Escrito por ONDA LIVRE







