Falha elétrica atrasa consultas esta manhã na USF Nuno Grande em Vila Real

Esta manhã, uma falha de energia no edifício da Unidade Familiar Nuno Grande provocou durante cerca de 45 minutos alguns constrangimentos, atrasando o início das consultas.

Gabriel Martins presidente do Agrupamento de Centros de Saúde Marão Douro 1 refere que uma falha no quadro elétrico condicionou o arranque dos trabalhos, no entanto a situação está normalizada.

“Uma falha no quadro elétrico condicionou a existência de luz na unidade que demorou mais do que o normal a resolver, porque a equipa está num edifício novo e ainda não está completamente familiarizada com os sistemas de reinício do quadro elétrico. Foi necessário deslocar-se um técnico para se fazer o reinício do sistema, o que aconteceu sem complicações.

Neste processo, houve um atraso nas consultas de cerca de 45 minutos a uma hora, em que infelizmente alguns utentes não puderam esperar pela remarcação da sua consulta no próprio dia, decidindo desmarcar voluntariamente. No entanto, já garantimos que todos esses utentes tiveram agendamento da consulta para uma nova data.”

Gabriel Martins lamenta esta falha e garante que está a ser elaborado um plano para que quando acontecerem estas falhas, elas possam ser de imediato reparadas sem necessidade de recorrer a uma empresa de serviços externa à unidade:

“Lamentamos este constrangimento.

A unidade é completamente dependente de luz elétrica, desde a abertura dos portões, funcionamento do elevador e sistemas informáticos.

Foi uma eventualidade mas estamos a fazer de tudo para que não volte a acontecer, nomeadamente com a revisão dos sistemas de eletricidade e capacitação da equipa para poder lidar com esta situação sem ter que, para isso, recorrer a serviços externos que são sempre mais morosos.

A Unidade Familiar Nuno Grande está neste momento completamente operacional, tal como era suposto.”

A Unidade de Saúde Familiar Nuno Grande foi inaugurada no passado dia 15 de março pelo Primeiro Ministro António Costa e pela Ministra da Saúde Marta Temido.

INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)