Em breve, a reportagem completa na ONDA LIVRE TV.
Os municípios de Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé estão a trabalhar em conjunto para promover o território através do pedestrianismo.
O projeto-piloto chama-se “Trilhar Concelhos”, foi apresentado ontem e até ao final do ano vai envolver os dois concelhos através de cinco percursos pedestres já existentes, dois em cada município e o último comum a ambos.
Para Benjamim Rodrigues, autarca de Macedo, concelho que tem o maior número de trilhos homologados do país, esta é uma forma de potencializar as mais-valias de ambos os territórios:
“É uma forma de potencializar algumas grandezas naturais que temos no território e permitir que haja uma partilha de visitantes. É também uma forma de mostrar o que de melhor o nosso território tem, assim como os territórios vizinhos. Podemos fazer um turismo de natureza, bem-estar, saudável no fundo.”
Para já, este projeto une os territórios de Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé, mas os autarcas esperam que, no futuro, possa englobar também outros municípios do distrito, como refere Berta Nunes, presidente da câmara de Alfândega da Fé:
“Temos consciência de que, cada vez mais, temos de trabalhar em rede e promover o território em conjunto. Embora cada um dos nossos concelhos tenha que se diferenciar para ter uma marca e ser atrativo, é importante que façamos essa promoção em conjunto para conseguirmos chegar a mais públicos. Para as pessoas que habitam nos nossos concelhos é interessante que possam fazer percursos no concelho vizinho e conhecer novos lugares.
Achamos que esta é uma ótima ideia para continuar, não só entre Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé, mas também com outros concelhos vizinhos.”
A primeira caminhada começa em Macedo de Cavaleiros, com a “Rota das Azenhas”, na aldeia de Morais, no dia 27 de abril, concelho este que promove ainda, no dia 17 de agosto, uma caminhada noturna pelo “Trilho Ricardo Magalhães”, em plena paisagem protegida do Azibo.
Já Alfândega da Fé, acolhe no Dia de Portugal o “Trilho das Cerejas”, onde além de caminhar, os participantes poderão ainda provar as cerejas. Já no dia 26 de outubro, o “Trilho de Alvazinhos”, ainda naquele concelho, une os participantes entre o Hotel&Spa e o centro histórico da vila, passando pelas paisagens de outono da serra e Vale da Vilariça.
A edição encerra a 14 de dezembro com a “Travessia da Serra de Bornes”, que une os dois concelhos.
Escrito por ONDA LIVRE