Município de Vinhais está a apoiar famílias carenciadas no arrendamento das habitações

O município de Vinhais está a apoiar famílias carenciadas do concelho a pagar a renda das habitações. Na primeira fase de candidaturas, em Janeiro, foram contempladas cinco famílias. O presidente da câmara salientou que o apoio ao arrendamento surge, pela primeira vez em Vinhais, como uma ajuda que se sentia necessária a pessoas que atravessem uma situação financeira desfavorável. Luís Fernandes admite que é também uma forma de valorizar o mercado do arrendamento:

“Esta iniciativa do apoio ao arrendamento insere-se dentro do regulamento que temos de apoio aos mais desfavorecidos. Pela primeira vez, implementamos este género de apoios, porque tem duas valências, uma que permite apoiar as pessoas que têm dificuldades em pagar as suas rendas, e ao mesmo tempo é também uma forma de apoiar o mercado de arrendamento.” 

Luís Fernandes explica que as famílias apoiadas são maioritariamente jovens e reforça que esta é uma forma de incentivar as pessoas também a ficar no concelho:

“Nesse regulamento há dois períodos de candidatura, um em janeiro e outro em julho. No que houve em janeiro foi aprovado o apoio a cinco famílias, sendo que três delas são casais mais jovens. É importante apoiar faixas etárias mais baixas, visto que isso ajuda a fixá-las no concelho.” 

Apesar de não serem em grande número, no concelho ainda há habitações que possam ser arrendadas.

No mês de Junho vai acontecer uma nova fase de candidaturas para que mais famílias possam usufruir da medida.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)