De forma a promover os produtos locais, numa altura em que muitos voltam à terra para passar férias, Vinhais abriu portas, pela primeira vez, à mostra do folar. Em época de Páscoa, durante o dia de sábado, apesar dos vários produtos, foi o folar que brilhou e mais se vendeu. A feira contou com 10 expositores do concelho e, segundo alguns deles, será um certame para continuar.
“Queremos que isto reine e que seja um começo. É a primeira vez mas creio que não será a última.”
“Para esta mostra, trouxe as coisas mais importantes da nossa região que são o folar e os económicos, tradicionais desta época.”
“Tudo o que trago é caseiro. Os pasteis de carne são caseiros, assim como o folar. O que é caseiro é sempre especial.“
Esta mostra foi organizada pela junta de freguesia da vila. Marco Costa refere que o balanço é positivo:
“Esta é a primeira mostra de folar e produtos da terra e teve como principal objetivo promover os produtos regionais, em particular o nosso folar.
Fizemos questão que estivessem presentes produtores da freguesia de Vinhais e pelo feedeback que tivemos, foi altamente positivo, superando as expectativas iniciais.”
O presidente da câmara, Luís Fernandes, destaca que, por esta altura, vem cada vez mais gente que está fora mas é oriunda da terra e há também diversos visitantes a visitar o concelho.
“No fundo, pretendo divulgar o folar e outros produtos locais. Visto ser uma altura em que muita gente visita o concelho, era importante ter algo para divulgar e valorizar ainda mais os produtos.
Penso que na Páscoa, vem pelo menos tanta gente como no Natal. Há muitos visitantes.”
Presente no certame esteve também a directora regional de agricultura e pescas do norte. Carla Alves acredita que estes tipo de iniciativas são importantes para promover a comercialização dos pequenos produtores.
“Penso que é uma excelente iniciativa. É a primeira aqui em Vinhais mas vai de encontro àquilo que tem sido o caminho deste concelho que são estas feiras ligadas aos produtos endógenos. Já temos a castanha, o fumeiro e agora o folar. Acho que é por ai que temos de caminhar e tornar estes locais mais atrativos turisticamente através dos produtos endógenos, mas também promover a comercialização por parte dos pequenos produtores.”
A I Mostra do Folar de Vinhais foi organizada pela junta de freguesia da vila e contou com o apoio da autarquia.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)