Vimioso investe cerca de 830 mil euros na substituição de lâmpadas convencionais para LED

O município de Vimioso está a investir perto de 830 mil euros na substituição de quase quatro mil lâmpadas convencionais por outras de tecnologia LED. Por ano, a autarquia tinha uma despesa de meio milhão de euros por ano com a iluminação que tinha instalada. O presidente da câmara, Jorge Fidalgo, sublinha que a redução do valor a pagar será significativa:

“O município tem uma despesa de cerca de 500 mil euros e se conseguirmos reduzi-la, que seja em 100 ou 200 mil euros, é significativo, principalmente quando terminarmos a devolução ao Fundo de Eficiência Energético. Poderemos vir a conseguir esses níveis de poupança porque estas lâmpadas têm muito menos consumo e elas ficam reguladas, a partir da meia-noite, para terem menos intensidade.”

 Jorge Fidalgo garante que dentro de três a quatro meses o trabalho estará concluído.

Esta empreitada resulta de uma candidatura ao “Norte 2020 – Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local” que teve o visto do Tribunal de Contas na semana passada. Os trabalhos já estão em curso sendo que, por exemplo, na aldeia de Algoso as luminárias estão praticamente todas trocadas.

A empreitada abrange a vila e 19 aldeias e se se cumprir, Vimioso poderá ser o primeiro concelho do distrito inteiramente dotado de iluminação pública LED.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)