Praias da Fraga da Pegada e Ribeira, no Azibo, voltam a receber bandeira azul

As praias da Fraga da Pegada e a da Ribeira, no Azibo, voltam a ser destingidas com bandeira azul em 2019.

Este símbolo de qualidade ambiental, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, tem sido atribuído à Praia da Pegada há 16 anos consecutivos, o que é caso único na Europa entre as praias fluviais. Já no caso da Praia da Ribeira, este é o 10º ano consecutivo que é merecedora do galardão.

Numa nota enviada à redação da Onda Livre, Benjamim Rodrigues, autarca macedense, refere que “é uma distinção que nos enche de orgulho e que vem reconhecer mais uma vez o trabalho de valorização territorial do Azibo que tem vindo a ser desenvolvido pelo concelho”.

Este ano também a praia do Parque Dr. José Gama em Mirandela foi galardoada pela primeira vez com esta distinção. Assim, passam a ser quatro as praias fluviais com bandeira azul no distrito: as duas na Albufeira do Azibo, a praia da Congida, em Freixo de Espada à Cinta e a Dr. José Gama em Mirandela.

A bandeira azul é atribuída às praias com base no cumprimento de um conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança, conforto, informação e sensibilização.

Portugal tem agora mais 20 praias com bandeira azul face a 2018, num total de 352.

Ainda no Azibo, graças às infraestruturas de acesso para pessoas com deficiência e equipamentos de apoio aos turistas, a Praia da Fraga da Pegada “já foi distinguida por duas vezes como a segunda melhor praia a nível Nacional e Internacional” no âmbito do projeto “Praia Acessível, Praia para Todos”, destaca ainda o Benjamim Rodrigues.

Além destas distinções, o vereador com o pelouro da Albufeira do Azibo, Rui Vilarinho, recorda que “a água da albufeira foi ainda distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o galardão de Qualidade da Água Grau 1, atribuído pela Quercus”, lembrando ainda que está a ser feito um investimento de cerca de 40 mil euros, por parte da autarquia, para “criação de espaços de interesse no Azibo”, nomeadamente no âmbito desportivo, sendo eles um campo de futebol, um de ténis, um de basquetebol e um circuito de manutenção, com máquinas de elíptica e musculação. Na calha está ainda a construção do Centro de Canoagem, “que já tem projeto feito e aprovado pela Agência Portuguesa do Ambiente”, estando neste momento a aguardar “que surja um aviso para o lançamento de novos financiamentos a que possamos candidatar este projeto” acrescenta o vereador.

Escrito por ONDA LIVRE