Rebanho de agricultor de Sanguinhedo (Vila Real) vítima de ataque de lobos

Um agricultor de Sanguinhedo diz que o seu rebanho foi vítima de um ataque de lobos. Ontem dez ovelhas foram mortas, supostamente pelos lobos, e outras oito ficaram gravemente feridas.

Fábio Letra, proprietário do rebanho, diz que há testemunhos na aldeia de que foram avistados cinco lobos durante a manhã de ontem. Os técnicos do ICNF estiveram hoje a avaliar os danos deste suposto ataque:

“Isto aconteceu ontem por volta da hora de almoço. Tínhamos um rebanho de 18 cabeças, e os lobos, que foram vistos por populares mataram-me dez cabeças e feriram-me mais oito. 

Os técnicos do ICNF estiveram cá ontem de manhã e os lobos atacaram à hora de almoço. Portanto, algo está mal contado, eles já deviam saber que os lobos andavam perto.”

Em menos de um ano, Fábio Letra, diz que este é já o terceiro ataque de lobos, o que o leva agora a ponderar desistir da atividade:

“Já em agosto do ano passado me mataram cinco cabeças e em abril duas. A minha vontade é desistir, o gado que sobreviveu está ferido e não sei se vão ter salvação. Depois, não tenho tido qualquer tipo de ajuda nos ataques e desta vez duvido que tenha também.” 

O ICNF esteve esta manhã em Sanguinhedo a avaliar os prejuízos causados pelo suposto ataque de lobos.

INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)