De amanhã até domingo, Murça promove os produtos locais

De amanhã até domingo, a vila de Murça promove os produtos locais em mais uma edição da Feira Franca Porca de Murça.

Um certame para o qual a autarquia investe cerca de 50 mil euros, conta com uma média de 100 expositores, e são esperados milhares de visitantes no Parque Desportivo de Murça.

Mário Artur Lopes, presidente da Câmara Municipal de Murça, afirma que esta é uma feira em crescimento, sendo este ano esperada uma das melhores edições de sempre:

“É uma feira que tem vindo a crescer, tal como todas as que têm acontecido aqui à volta.

É um certame local que procura, acima de tudo, valorizar aquilo que temos de melhor, como a doçaria conventual, os vinhos, azeite, frutos secos, o património e a gastronomia, e contamos ainda com momentos de cultura, tradição elúdicos com gaitas de fole e arruadas de bombos.

Portanto, procuramos valorizar a nossa identidade.

A expectativa é que hajam sempre muitos visitantes, nas edições anteriores têm sido milhares de pessoas a passar pela feira, estamos preparados para isso.

Cremos que esta será uma das melhores feiras de sempre aqui no concelho.”

Além da promoção dos produtos locais, o certame conta com várias atividades culturais, e a animação não fica fora do cartaz, acrescenta o presidente:

“Amanhã, primeiro dia da feira, cerca das 16h temos um desfile de “Porquinhas de Murça” no qual as crianças das escolas vão fazer uma homenagem ao nosso símbolo que é a Porca de Murça. Teremos depois uma recriação histórica com o Frei D. Diogo de Murça e os Doces Conventuais, a seguir vamos ter o concerto musical com a Banda Marcial de Murça por volta das 21h, ao qual se segue um arraial musical com o Grupo Dupla Face.

No sábado, durante a tarde haverá uma apresentação de prova de vinhos brancos do concelho de Murça. Ao fim do dia, haverá animação com os Sons do Minho e, a seguir, continua o arraial com o grupo Impakto.
No domingo, às 9h, tem início uma grande concentração de carros clássicos. Durante a tarde, teremos mais um momento de recriação histórica com El Rei D. Sancho II que atribuiu o foral a Murça em 8 de maio de 1224.”

Em paralelo, decorre nos restaurantes aderentes de todo o concelho uma rota gastronómica em que são confecionados pratos típicos daquele município.

A abertura oficial do certame acontece amanhã às 17h e conta com a presença do presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.

Também a Rádio Onda Livre vai marcar presença no certame com vários diretos ao longo dos três dias.

No entanto, as festividades naquela vila do distrito de Vila Real já começaram ontem.

A 8 de maio é ferido municipal em Murça e este ano ficou marcado pela inauguração do Balcão Único Municipal. Um espaço acessível e inclusivo onde os munícipes poderão tratar várias questões, como explica o autarca murcense:

“Todos os serviços ao cidadão são agora tratado num espaço único com pessoas preparadas para que todos os serviços possam ser feitos, como requerimentos para obras particulares, para queimas e queimadas, questões na área industrial e pagamentos, ou seja, tudo isto passa a ser tratado nesse balcão único.

Anteriormente havia um espaço de tesouraria com alguma limitação de acesso, pois só tinha escadas e nem todas as pessoas conseguiam aceder-lhe, nomeadamente se fossem portadores de limitações de mobilidade.
Hoje temos um espaço completamente inclusivo, junto ao qual colocamos também estacionamento para pessoas portadoras de deficiência.”

O Balcão Único Municipal surge no âmbito das medidas de apoio às novas tecnologias de informação e comunicação, e está incluído numa candidatura submetida pelo município, que comparticipou este e outros projetos em 85% por fundos comunitários.

Escrito por ONDA LIVRE

Conheça aqui o cartaz do certame:

59442425_1698366780308811_3336695800896946176_n