Pedro Silva Pereira, deputado do PS no parlamento europeu, esteve domingo em Salto, concelho de Montalegre e pronunciou-se relativamente ao protesto das rádios locais, que decidiram não dar cobertura às ações de campanha para as eleições europeias.
O eurodeputado considera que nem sempre as rádios locais são valorizadas.
“Eu acho que seria importante valorizar e reconhecer o trabalho das rádios locais.
Infelizmente isso nem sempre tem acontecido e eu compreendo bem essa luta, mas espero que o dever de informar não deixe ser exercido porque a democracia precisa da comunicação social, hoje talvez mais que nunca devido às redes sociais que distribuem notícias falsas. Por isso, precisamos dos jornalistas e da comunicação social, incluindo a local.Espero que as rádios sejam valorizadas e façam o seu trabalho.”
As rádios que compõem a Cadeia de Informação Regional em Trás-os-Montes decidiram tornar público o seu descontentamento com o que dizem ser uma série de ataques à existência das rádios locais em Portugal.
Em causa está a não atribuição dos direitos de antena para as eleições europeias, exigências por parte da indústria musical, com direitos de autor e conexos, que podem fazer colapsar financeiramente as rádios locais.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Montalegre)