Dois alunos da Escola de Ciclismo de Macedo de Cavaleiros, na categoria cadetes (15 e 16 anos) participaram este fim de semana na Final da Taça de Portugal de Estrada, que decorreu em Anadia.
Para o apuramento para esta competição, foi necessário muito trabalho e, Carlos Pires, treinador, fala num balanço positivo:
“Os cadetes tiverem este fim de semana uma participação na Final da Taça em Anadia. Sábado, tiveram uma prova contrarrelógio de 14km e no domingo uma prova em linha com 80km. Não começou apenas aqui, temos que recuar. Tiveram duas provas de classificação e tiveram que ficar entre os 50 primeiros para poderem estar na final.
Nesta altura, não gosto de falar em classificações, embora as pessoas olhem sempre para os números. Tendo em conta que foi uma primeira participação, não têm muita experiência, não posso dizer que foi mau. Eram 125 ciclistas de todo o país e eles ficaram acima do meio da tabela. O que importa agora é criar condições para que continuem a evoluir e se façam ciclistas e homens.”
Já em Vila Real, no Encontro Inter Regional, estiveram presentes os alunos nas categorias de iniciados, infantis e juvenis. Eventos importantes que dinamizam as escolas de ciclismo numa altura em que a competição na modalidade tem estado estagnada, considera ainda Carlos Pires:
“Foi uma prova da Federação onde participaram jovens dos 5 aos 14 anos. Da escola de ciclismo de Macedo estiveram presentes seis alunos.São provas importantes, até porque a nível regional há já vários anos que a competição tem estado parada. Há uns anos atrás, havia até mais escolas de ciclismo e nesta altura são poucas. A participação da CCMC e de outras escolas da região nestes encontros da Federação é muito importante.”
No final de julho, os cadetes participam na Volta a Portugal na sua categoria e os juniores encaixam na mesma competição no final de agosto.
Fotos: CCMC
Escrito por ONDA LIVRE