Caretos de Podence participaram no Festival da Máscara Ibérica que aconteceu de quinta a domingo em Lisboa

Caretos de Podence participaram no Festival da Máscara Ibérica que aconteceu de quinta a domingo em Lisboa

Os Caretos de Podence participaram no Festival da Máscara Ibérica que aconteceu de quinta a domingo em Lisboa. Uma participação que aconteceu pelo décimo segundo ano consecutivo da qual o presidente do grupo, António Carneiro, faz um balaço positivo de um evento em que estes caretos cada vez mais se sobressaem:

“Um evento com balanço positivo, com vários grupos de Portugal, de Espanha, e não só. Vamos continuar a levar ainda mais longe a tradição dos Caretos de Podence. Este ano, ficámos quase no final do desfile, e estava toda à gente à nossa espera. É o grupo mais mediático, e com alegria contagiante. Valeu a pena e vamos continuar.”

Do distrito de Bragança estiveram ainda mascarados dos concelhos de Bragança, Vinhais, Miranda do Douro e Mogadouro.

E no ano em que se vai conhecer a resposta da UNESCO à candidatura dos Caretos de Podence a Património Imaterial da Humanidade, António Carneiro reitera que estas são participações importantes:

“Nunca é demais dar a conhecer esta tradição. Esta é uma candidatura de Portugal e não dos Caretos. É algo transversal ao país e se se conseguir é uma mais-valia para a cultura portuguesa.”

Ligada à promoção da candidatura está também a ser preparada uma exposição intitulada “100 Máscaras 100 Rostos de Portugal” que vai contar com a participação de várias personalidades, como explica António Carneiro:

“Vão assinar uma máscara que depois vai ser personalizada de acordo com aquela que é a personalidade da máscara. O professor Adriano Moreira, que também está dentro desta lista, também o Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças. Foram feitos vários convites a personalidades distintas. Falta agora elaborar as máscaras, que é o que demora mais tempo.”

Esta exposição que deverá ser inaugurada por altura da 14ª reunião do Comité Internacional da UNESCO, que acontece em dezembro e vai revelar a resposta à candidatura, tem como possibilidades o Museu Nacional de Etnologia ou o de Arqueologia, ambos em Lisboa, e poderá passar depois por outras localidades do país.

A próxima participação dos Caretos, inserida na iniciativa “Chocalhar Portugal”, vai acontecer na Feira do Cante e das Tradições 2019, que acontece de 31 de maio a 2 de junho no município de Cuba, em Beja.

Escrito por ONDA LIVRE  

Relacionados