As novas notas de 100 e 200 euros já entraram em circulação na terça-feira. Por causa das possíveis burlas, tanto a GNR como a PSP estão a alertar os cidadãos de que as novas notas irão circular a par das notas da primeira série. O capitão Hernâni Martins, Oficial de Comunicação e Relações Públicas da GNR de Bragança, reforça que deve haver especial cuidado pois não é preciso trocar as notas antigas nem há recolha ou troca destas porta a porta:
“Com a entrada em vigor destas novas notas poderá haver sempre tendência a que alguém se aproveite da situação para efetuar burlas. É nesse contexto que alertamos para que as pessoas tenham cuidados redobrados. Não existe forma nenhuma de trocar as notas porta a porta, é sempre através de uma instituição bancária.”
Hernâni Martins esclarece ainda que a GNR tenta sensibilizar a população para o perigo das burlas e que os militares que prestam esse serviço têm formação por elementos do Banco de Portugal:
“Os militares prestam serviço à população mais vulnerável, têm formação acerca das notas e dos mecanismos de segurança acerca das mesmas e dos alertas que devem passar à população. Procuramos sempre introduzir este assunto das novas notas. Entra nas missões da Guarda Nacional Republicana.”
Neste âmbito, o Banco de Portugal também deixou alertas à população, salientando que ninguém está mandatado para trocar notas em nome desta entidade. As novas notas vão circular em simultâneo com as antigas e vão sendo recolhidas ao longo do tempo pelos bancos centrais da zona euro. As novas notas têm a mesma cor mas são mais pequenas e têm novos elementos de segurança.
Escrito por ONDA LIVRE