Corpo Nacional de Escutas da região de Bragança-Miranda comemora 95 anos de existência

O Corpo Nacional de Escutas da região de Bragança-Miranda comemora 95 anos de existência. Os festejos, vão acontecer ao longo de todo o fim de semana na cidade de Mirandela, sobre os quais Luís Batista, chefe regional, conta mais um pouco:

“Vamos comemorar à maneira escutista. Vamos fazer uma atividade de rua, o chamado jogo de cidade, onde que os jovens têm de mostrar as suas habilidades escutistas e vão tentar descobrir a cidade de Mirandela. Depois do jantar, será o fogo de conselho que é uma ação de convívio, troca de experiências e divertimento.

No domingo de manhã será a alvorada e o pequeno almoço, e por volta das 10h00 será feito o desfile com fanfarra dos escuteiros pelas ruas da cidade de Mirandela em direção ao Parque do Império, onde se vai celebrar a eucaristia. Depois será o almoço e a despedida.”

 

Embora atualmente o escutismo ainda atraia alguns jovens, os números de inscritos têm vindo a descer ao longo do tempo:

“Já teve mais gente, mais jovens, mas eram outros tempos. Naquela altura havia crianças, hoje não há. A nossa ação acaba por cativar os jovens, mantemos o nosso método escutista e, logicamente, os jovens nestas atividades levam os seus sonhos à realidade da ação.”  

 

Hoje em dia, o Corpo Nacional de Escutas da região de Bragança-Miranda é constituído por 450 escuteiros.

 

Escrito por ONDA LIVRE