Com o intuito de fazer chegar informação aos consumidores sobre os direitos e resolução de conflitos, foi inaugurado na passada sexta-feira, em Mirandela, um Centro de Informação Autárquica ao Consumidor (CIAC).
Pedro Siza Vieira, Ministro-adjunto e da Economia, marcou presença na assinatura do protocolo que assinala a criação do primeiro CIAC do distrito de Bragança.
O governante salienta que municípios com a dimensão do de Mirandela, têm de oferecer aos cidadãos as mesmas oportunidades, como no resto do país, fazendo valer os seus direitos:
“Não é possível ter um Município com esta dimensão, que não ofereça aos seus cidadãos os mesmos direitos e capacidade de os fazerem valer, como existem em outras regiões do país. É importante continuarmos a alargar a rede onde se justifique essa presença.”
Nestes centros existem equipas técnicas que prestam informação e encaminham os consumidores:
“Todos nós já tivemos problemas, em equipamentos mal fornecidos, numa lavandaria onde algo se estragou, e muitas vezes não sabemos como reagir e onde nos dirigirmos para fazer valer os nossos direitos. Nestes Centros, temos pessoas que estão formadas e que são capazes de esclarecer os consumidores sobre os seus direitos e encaminhá-los para os melhores locais.”
Para a autarca de Mirandela, Júlia Rodrigues, esta mais valia é um valor acrescido para a população. A autarquia irá disponibilizar meios físicos e humanos para o funcionamento deste Centro de Informação Autárquica ao Consumidor:
“Por parte da Direção Geral do Consumidor vai haver formação de técnicos para prestarem informação aos munícipes. Logo que isso aconteça, julgo que poderemos abrir portas. É um projeto interessante, uma forma de proteger os consumidores e os munícipes de alguns problemas no consumo, ou seja, tudo o que possa haver de conflitos, passa a haver alguém que os possa resolver, e assim estamos a proteger mais os nossos munícipes.”
O CIAC irá funcionar nas instalações do Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) de Mirandela.
Foto: Facebook Município de Mirandela
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Terra Quente)