Pedras de granizo com tamanho de bolas de pingue-pongue fazem estragos em Mogadouro

Pedras de granizo com tamanho de bolas de pingue-pongue fazem estragos em Mogadouro

Uma forte tempestade, de chuva granizo, provocou ontem à tarde prejuízos na produção agrícola no concelho de Mogadouro.

Por volta das 16 horas, durante mais de meia hora, caiu granizo com intensidade e com um tamanho fora do normal, segundo relato de locais.

Muitas culturas foram devastadas em várias aldeias, em particular nas localidades de Bemposta, Tó, Vila de Ala, Zava e Brunhoso.

António Marcos, presidente da Junta de freguesia de Tó, relata que o granizo era do tamanho de bolas de pingue- pongue e que deixou na aldeia um rasto de destruição nas produções agrícolas:

“Fomos surpreendidos por uma grande tromba de água que trazia pedras de granizo de grande dimensão, fora do comum. Tenho 60 anos e nunca tinha visto nada igual, eram maiores que as bolas de pingue-pongue, provavelmente.

Demos uma volta à parte da vinha, das oliveiras e dos castanheiros e vimos que no que toca à vinha 50%/60% da produção já não entra na adega. Quanto às oliveiras, também caíram muitas folhas e azeitona.”

O comandante dos bombeiros, José Carrasco, contou que a corporação recebeu vários alertas para diferentes localidades devido a inundações e foi ainda necessário proceder ao derrube de uma árvore, junto da estrada, atingida pela tempestade.

Foto: enviada por Sérgio Barrios para Meteo Trás os Montes

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados