GCER viaja até Frankenberg (Alemanha) para mais um Europeade

Está a decorrer no Norte da Alemanha, na cidade de Frankenberg, a Europeade 2019.

O Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros (GCER) vai estar presente até domingo.

De malas feitas, instrumentos afinados e modas ensaiadas, o GCER saiu ontem à noite para a Alemanha, onde vai representar a região na Europeade, como refere Adelino Vinhas, presidente do grupo:

Esta Europeade é sensivelmente igual às outras. Este ano vamos para Frankenberg, para a Alemanha. Vamos estar de quarta-feira até domingo e lá já sabemos o programa que temos, os espetáculos todos os dias, às vezes dois, um de manhã e outro de tarde. Vamos a tempo de descansar desa vez. Vamos cerca de 25 elementos, há mais pessoas no grupo, mas por motivos profissionais ou outros não podem ir.

Esta viagem vai ser feita metade de autocarro e metade de avião?

Sim. Vamos daqui para Madrid e apanhamos o avião em Madrid para Frankenberg. Já é uma tradição não, já é quase um dever, já há 41 anos que vamos. O grupo tem de suportar os custos, os apoios são fracos hoje em dia e somos nós que temos que suportar isto. Agora vamos ver os apoios que virão. Para já, ainda não vieram, mas esperemos bem que venham. Até agora somos nós a suportar a viagem e as despesas que isto acarreta.”

 

Até domingo, 500 participantes, 190 grupos de 40 regiões da Europa, vão marcar presença nesta que é a maior manifestação europeia de folclore.

Este ano, acontece na Alemanha e em 2020 na Lituânia. Depois da Europeade, é a vez do Festival de Folclore de Macedo de Cavaleiros, no dia 3 de agosto. Um evento que promete muita animação, considera ainda Adelino Vinhas:

Já  está tudo preparado, já estão os grupos todos convidados e em princípio vamos começar às 21h00 com o desfile aqui ao pé  da Casa do Povo e depois o espetáculo será na Praça das Eiras. Sei que é um grupo de Mesão Frio, outro ao pé Águeda e outro da zona de Coimbra.”

 

Até domingo, animação não vai falta neste Europeade 2019. A Marcha de Macedo e o Bairro da Moca, são dois dos temas que mais caracterizam o grupo.

 

Escrito por ONDA LIVRE