ANPC alerta para agravamento do risco de incêndio

Devido à manutenção do agravamento do risco de incêndio, subida gradual de temperatura máxima e diminuição da humidade relativa para amanhã e quinta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para o aumento dos índices de risco de incêndio durante o dia de amanhã, especialmente no interior Norte e Centro e ainda na região do Algarve.
Como tal, recordam que nos locais onde o risco for Muito Elevado ou Máximo, não são permitidas queimas de matos, cortados ou amontoados, o uso de fogareiros e grelhadores em espaço rural, assim como o lançamento de balões de mecha acesa e foguetes. Está ainda proibida a realização de fumigações ou desinfestações de apiários com fumigadores sem dispositivo de retenção de faúlhas.
Segundo o Instituto português do Mar e da Atmosfera, amanhã todos os concelhos do distrito de Bragança se apresentam com risco máximo de incêndio rural, excepto o de Miranda do Douro onde o índice será Elevado.
Já em Vila Real, a grande maioria do território vai apresentar-se com risco muito elevado de incêndio, a não ser Montalegre, Chaves, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua e Mesão Frio onde o índice será Elevado.

Escrito por ONDA LIVRE