“Aziborne Extreme”, o evento que amanhã promove modalidades desportivas entre o Azibo e a Serra de Bornes

Este sábado, acontece pela primeira vez por Terras de Cavaleiros o “Aziborne Extreme 2019”.

Trata-se de um evento desportivo que une várias modalidades que serão praticadas em vários pontos do concelho.

Este é um conceito que está implementado há algum tempo na Europa, especialmente na zona Norte, e que tem tido muita adesão por parte da população.

Rui Vilarinho, vereador do desporto do Município Macedense, explica em que consiste esta atividade:

Participam atletas de cinco modalidades diferentes: atletismo, BTT,  canoagem, parapente  e skates ou patins em linha. São modalidades implementadas e praticáveis no nosso concelho, e por isso definimos este evento como uma atividade nossa: Aziborne que deriva de Azibo e Serra de Bornes.

No fundo, acaba por ser uma estafeta, onde cada equipa tem cinco elementos de modalidades diferentes. Vai iniciar no Jardim Municipal com atletismo, nomeadamente com uma corrida de cerca de 12 km. Depois, cada um vai entregar o testemunho ao seu colega de equipa, que vai estar na barragem do Azibo para percorrer um percurso de 800 metros em canoagem. À chegada, o testemunho é entregue, por sua vez, à equipa de BTT, estes que vão fazer um trajeto de 35km até à pista de Parapente, no alto da Serra de Bornes, e vão depois aterrar perto do Estádio Municipal, onde, por fim, vão entregar o testemunho aos atletas de skates que terminam a prova aqui no Jardim.”

Este ano, e sendo um projeto-piloto no Nordeste Transmontano, ainda não haverá a vertente de competição, mas é algo que se espera poder implementar num futuro próximo:

“No próximo ano queremos que haja essa vertente, e quanto mais equipas para nós melhor. Cada uma terá de ter cinco atletas, cada um de sua modalidade.

Queremos que haja competição, é lógico que depois terão que se afetar verbas para prémios e a logística terá que ser muito mais adequada. Este ano é um ano experimental, é o ano com que vamos percepcionar alguns eventuais erros, para que os possamos corrigir. É um ano da apresentação de um conceito que queremos que vingue no futuro.”

A serra de Bornes e a albufeira do Azibo serão a paisagem que irá pintar o espírito de aventura do evento. Locais propícios a atrair turistas, conclui Rui Vilarinho:

“Temos um excelente enquadramento para a logística que tem de ser aproveitado e potenciado. É lógico que a vinda de pessoas de fora alimenta muito o turismo na região, potencia as modalidades e diverte as pessoas, como é pretendido. “

O “Aziborne Extreme 2019” é organizado pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, o Clube de Parapente “Bôar”, o Clube de Ciclismo de Macedo de Cavaleiros, a Associação de Atletismo de Bragança, o Gabinete de Desporto Municipal e ainda por um grupo de jovens do concelho praticantes de skate.

A participar estarão dez equipas, num total de 50 atletas, de vários pontos do país que prometem trazer adrenalina e espírito de equipa ao concelho macedense.

Escrito por ONDA LIVRE