(Em breve a reportagem em vídeo com declarações dos agricultores)
Chegou ontem ao fim em Macedo de Cavaleiros a IV Feira da Agricultura de Trás-os-Montes.
Rui Vilarinho, vereador da câmara municipal de Macedo, faz um balanço positivo desta edição:
“É mais um ano com balanço positivo.
Houve muita adesão, principalmente no domingo,.Tivemos como novidade uma ação de sensibilização sobre segurança na utilização de tratores agrícolas.À semelhança dos outros anos, a adesão de agricultores com os seus tratores foi grande.Estávamos a contar com mais participantes nos jogos tradicionais, mas mesmo assim foi muito bom.Quero aproveitar o momento para agradecer aos presidentes de junta que se focaram nesta feira e ajudaram à sua realização, e dizer àqueles que não o fizeram, que no próximo ano tentem ajudar porque a feira é dos agricultores.”
Em simultâneo decorreram os II Jogos Tradicionais Inter-freguesias, que puseram à prova as habilidades de cerca de 200 participantes nos jogos do fito, tração à corda, chino, relha, corrida de sacos, carrinhos de rolamentos e jogo das argolas.
Uma forma de conviver e reviver outros tempos:
“Vencemos a semifinal do fito. Foi mas difícil do que eu pensava, mas com um pouco de sorte conseguimos. Acho muito bem que estes jogos estejam inseridos na Feira da Agricultura, e até acho que deveriam acontecer mais vezes.”
“O importante não é o lugar em que se fica, mas sim o convívio e que estes jogos, que estão meios perdidos, continuem, até porque nos dias de hoje já são poucos os que se interessam por eles, a não ser os mais velhos.”“É bom porque nos fazem recordar o tempo antigo. É mais por competir, mas se ganharmos também ficamos contentes.”
Ontem decorreu também uma ação de sensibilização sobre segurança na utilização de tratores agrícolas, concursos pecuários, bênção dos tratores e gincana.
Escrito por ONDA LIVRE
Jogos Tradicionais:
Bênção dos tratores: